Seis curiosidades que provavelmente você não sabe sobre a bicicleta
fevereiro 14, 2024A Escola Municipal de Educação Infantil Dona Ana Rosa Araújo, localizada no bairro da Aclimação, em São Paulo, voltou às aulas inesperadamente com uma novidade. Vai incluir definitivamente a bicicleta como parte do aprendizado das crianças de 2 a 6 anos de idade lá matriculadas. Para isso, comprou 17 bicicletas de diferentes tamanhos para serem usadas regularmente na quadra da escola que, recentemente, recebeu a pintura do traçado de uma ciclovia. Assim encomenda já chegou e a estreia das bicicletas deverá ocorrer quando as atividades voltarem à normalidade, interrompidas pela crise da Covid-19.
A ideia
A iniciativa é um caso isolado na rede de ensino da cidade de São Paulo e partiu da coordenadora pedagógica Cristiana Teixeira Magen. Que igualmente teve apoio da diretoria, de professoras, das famílias e sobretudo das crianças, que passaram a pedir pela volta das bicicletas após terem participado de um projeto piloto conduzido durante o segundo semestre do ano passado pelo Instituto Aromeiazero. Que é uma ONG paulistana que promove a bicicleta como ferramenta de desenvolvimento integral a partir do projeto Rodinha Zero, ação que ensina crianças de 6 a 11 anos de idade a pedalar sem rodas auxiliares.
“A decisão em Inserir a bicicleta no aprendizado das crianças é fundamentada nas proposições do Currículo da Cidade de São Paulo”, diz Cristiana. É um documento publicado em 2019 que relata a experiência paulistana de traduzir as definições da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e dar suporte à implementação na rede municipal de ensino fundamental. “O currículo assim exalta a educação como meio da sociedade assegurar a coesão e a equidade social, a solidariedade e, num movimento complementar, o desenvolvimento pessoal de todos”, explica.
Cristiane cita outra referência importante para incluir o aprendizado com bicicletas na escola. São Paulo se comprometeu a seguir os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, desse modo um plano de ação assinado por todos os países que compõem a ONU e que lista 169 metas a serem cumpridas até 2030. O objetivo está em fortalecer a paz universal e reconhecer que a erradicação da pobreza em todas as formas e dimensões, incluindo a pobreza extrema. Assim esta ultima o maior desafio global e um requisito indispensável para o desenvolvimento sustentável.
Fonte: Bike aos pedaços